banner_topo

Pesquise aqui

Seja bem vindo, ao meu Blog.

Nossa missão! abençoar vidas, levando a poderosa e libertadora palavra de Deus aos quatro cantos do mundo.
"Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura"
Marcos: 16:15

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

ADORE AO SENHOR NA VIRADA...

Texto: Salmos 96:1-13

Mais alguns dias e estaremos na virada do ano. Para alguns a ficha não caiu ainda, mas 2010 já está batendo na porta.... Esse é um tempo em que muitas pessoas fazem propósitos diante de Deus. Na verdade duas características básicas ocorrem neste momento:

a) A gente faz um balanço deste ano que acabou (é quando você se arrepende das coisas que deixou de fazer e também se alegra pelas vitórias alcançadas) e também, b) é um tempo em que muitos fazem promessas ou desejos para o novo ano (é quando bate aquele sentimento: “agora vai”, “este ano é pra valer”)...

Conscientiza-lo de que o mundo que hoje festeja (com bebedeiras, orgias e drogas) não tem condições de adorar a DEUS como ELE é e merece. Mas você como filho DELE precisa ter o coração ardente do desejo de adora-lo, honrá-lo, celebra-lo nesta noite....

O Salmo 96 que lemos esta inserido dentro de um grupo de salmos dirigidos a Deus como Rei, que vai do 93 ao 100 e tem sugerido a alguns interpretes que estas canções tiveram sua origem em algum festival para celebrar profeticamente a acessão do Senhor.

E aqui especificamente o salmista narra para nós a entrada triunfal da arca em Jerusalém, com o simbolismo da marcha, ao fim da qual Deus coroou suas vitórias ao estabelecer seu trono no lugar que fora a cidade do inimigo...

O desenvolvimento de palavras e frases repetidas como: “cantai”, “tributai”, “regozijai” ... dá ao salmo um vigor insistente e contribui para o ambiente de emoção quase irreprimível por causa da perspectiva da vinda de Deus.

Por isso eu quero destacar, ainda que brevemente, alguns motivos pelos quais devemos adorar ao Senhor nesta virada de ano:
I – Primeiro motivo: PORQUE DEUS É ÚNICO.

v. 5 – “Todos os deuses das nações não passam de ídolos, mas o Senhor fez os céus”.

As nações antigas se caracterizavam pela adoração de inúmeros deuses. Alguns deles foram conhecidos e até mesmo adorados pelos israelitas. Entre eles estavam Baal, Astarote, Dagon, etc..
Esta pluralidade de deuses, atingiu seu auge na Grécia antiga, quando havia deuses para cada coisa: Deus do amor, deus da fertilidade, deus do tempo, deus da natureza, etc...

Entretanto, o Deus de Israel, o nosso Deus, sempre insistiu com seu povo que ELE é único Senhor. E em todo contexto bíblico notamos que não outro Deus além do Senhor.

Em Isaias 44:6 o profeta registra as palavras do Senhor dizendo: “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o ultimo, além de mim não há Deus”.

Por isso, nesta noite, adore ao Senhor porque ELE é o único digno receber sua adoração...

II – Segundo motivo: PORQUE ELE DÁ PODER E FORMOSURA.

v. 6 – “Majestade e esplendor estão diante dele, poder e dignidade, no seu santuário”

Se perguntarmos se este santuário é celestial ou terrestre, a resposta seria provavelmente AMBOS. O terrestre é figura e sombra do celestial, por isso, força e formosura estão presentes no ato da adoração do povo de Deus!

Pelo culto que lhe rendemos, adquirimos poder e somos transformados para nos assemelharmos a Jesus e recebemos dele formosura moral e espiritual.

O apostolo Paulo em 2 Coríntios 3:18 assim se expressou: “E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a gloria do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com gloria cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito”.

Por isso, nesta noite, adore ao Senhor porque ELE dá poder e formosura...
III – Terceiro motivo: ADORE AO SENHOR PORQUE ELE É O CRIADOR DE TODAS AS COISAS.

Voltemos ao v. 5 – “Todos os deuses das nações não passam de ídolos, mas o Senhor fez os céus”.

Quantas vezes homenageamos homens que tem criado coisas em beneficio da humanidade? Quantas vezes homenageamos aquele fez o milésimo gol? Aquele que foi o mais rápido nas pistas de formula 1, principalmente quando estava chovendo? .....

E o convite hoje é para rendermos homenagem neste culto de adoração àquele que é o criador de todas as coisas. Àquele que fez os céus e a terra, como no dizer de Hebreus 11:3 – “Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível”.

Por isso, nesta noite, adore ao Senhor porque ELE é o criador de todas as coisas...

IV – Quarto motivo: ADORE AO SENHOR PORQUE ELE É DIGNO DE SER ADORADO.

vv. 4 e 8 – “Porque o Senhor é grande e digno de todo louvor, mais temível do que todos os deuses” - “Dêem ao Senhor a gloria devida ao seu nome, e entrem nos seus átrios trazendo ofertas”.

O salmo agora avança para o seu clímax. E este conceito de adoração fica muito claro no surgimento na nação israelita, tanto é que o profeta Isaias faz algumas menções sobre esta adoração:

43:15 – “Eu sou o Senhor, o Santo de vocês, o Criador de Israel e o seu Rei”.
43:20 – “Os animais do campo de honrarão...”
43:21 – “... ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o
meu louvor”.

Um dos preceitos de 1 Crônicas 16:29 era justamente este: “Dêem ao Senhor a gloria devida ao seu nome. Tragam ofertas e venham à sua presença. Adorem o Senhor no esplendor da sua santidade.”

Por isso, nesta noite, adore ao Senhor porque ELE é digno de ser adorado...

V – Quinto e ultimo motivo: ADORE AO SENHOR PORQUE ELE É SANTO.

v. 9 – “Adorem ao Senhor no esplendor da sua santidade; tremam diante de todos os habitantes da terra”.

Esta é a nota profunda e básica de todo ato de culto. Adoramos o Senhor no esplendor da sua santidade, ou seja, porque ELE é santo!

Quando do seu chamado o profeta Isaias diz que teve uma visão do Senhor assentado num trono alto e exaltado e a aba de sua veste enchia o templo... e os serafins cantavam: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira esta cheia da sua glória”.

Em Apocalipse 4:8 a informação sobre os quatro seres viventes é que eles dia e noite cantam e repetem sem cessar: “Santo, Santo, Santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há vir”.

Por isso irmãos, esta é uma noite de Adoração, Celebração, Gratidão ao Senhor que era, que é e que há vir. A ELE toda honra, toda glória e todo o poder. JOÃO em sua carta, no capitulo 4, versos 23-24 diz:

“No entanto, esta chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

Portanto, adore ao Senhor sem reservas! Permita que neste novo ano o Senhor renove em seu coração aquele primeiro amor que um dia foi tão fervoroso na adoração.

Ofereça a DEUS neste momento toda sua gratidão através da adoração.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário